Monday, August 18, 2014

Peru de Machu Picchu e das buzinas


É muito interessante conhecer o Peru.

Por lá, é impossível não aprender sobre as culturas pré-incaicas, Inca e colonial. A colonização portuguesa dizimou os nossos índios e escravizou os africanos. No Peru, os escravizados foram os índios. Muito legal visitar os museus, os sítios arqueológicos, as catedrais e as fortalezas para aprender sobre os períodos anteriores e posteriores a colonização espanhola. O país é história pura.

A comida, principalmente em Lima (com os pescados maravilhosos do Pacífico), é maravilhosa. O Cuy (nosso porquinho-da-índia) foi a única coisa que não gostei de comer por lá. E os milhos, meu Deus, foram minha predileção. O pisco sour, a chicha morada e até a cerveja cusqueña colocam as bebidas como itens indispensáveis de atrações do país.

Mas, no quesito desenvolvimento, o Peru é o Brasil da década de 1990. Passamos por povoados sem energia elétrica; carros levando mais de três pessoas no banco de trás, todos sem cinto de segurança; trânsito desordenado, com pouquíssima sinalização e muita buzina. Para se ter uma ideia, tive saudade do trânsito do Recife. O transporte público é de péssima qualidade, ônibus do tido que não se vê mais por aqui e muito taxista sem escrúpulos. É bom vivenciar o “Brasil do passado” para perceber como ele evoluiu. Mas, claro, ainda precisa de muito mais. 

Para quem for conhecer as terras peruanas, minhas dicas são: não deixar de visitar, em Lima, o Museu Larco, o Convento de São Francisco e o Parque do Amor. Se puder, esticar para a Fortaleza Real Felipe, em Callao. Em Arequipa, não deixar de visitar o Monastério de Santa Catalina, o Museu dos Santuários Andinos (Múmia Juanita) e NÃO comer o cuy. Em Cusco, não deixar de fazer o city tour pelos sítios arqueológicos próximos da cidade, ir a Machu Picchu, claro, e fazer o passeio do Vale Sagrado. Não deu tempo de visitar o Lago Titica, então recomendo programar os dias para que não percam essa oportunidade. E não recomendo o passeio do Cañon del Colca, principalmente para quem conhece bem o sertão. No mais, comam muito milho, de todos os tipos, e não deixem de provar o maravilhoso chocolate La Ibérica (conheci em Arequipa) e de fazer a visita ao Choco Museo (tem em Lima e em Cusco). Em Arequipa e em Cusco, cuidado com a altitude! Nada de sair do hotel sem descansar antes e tomar o chá de coca sempre que possível. Eu achei delicioso, mas, mesmo se não gostar, trate como remédio e tome!

Fiquei pensando sobre o que achei da viagem e cheguei à conclusão de que o Peru é um país para se conhecer, principalmente pela história, pela cultura e pela gastronomia, mas, que não deixa gostinho de quero mais, principalmente pela desordem. Adorei visitar o Peru, mas, gostei mais ainda de voltar pra casa.       
               

No comments: