Friday, January 26, 2007

Universalmente desumano

“Faça a sua oferta para o Senhor, pode ser dez, três, dois, ou cinco reais, mas faça a sua oferta que ele vai lhe dar em dobro”, é assim que termina o culto da Igreja Universal em Peixinhos, onde cerca de trinta fiéis, entre eles sete crianças, saem satisfeitas depois de colocarem o dinheiro que conseguem diariamente na sacola verde escura da “obrera” da igreja.
Passei a tarde em Peixinhos, e a única igreja aberta que encontrei foi a Universal. Os cultos são diários, às sete horas da manhã, às três da tarde e às sete da noite. Hoje, uma quinta-feira, no sol escaldante das três da tarde em Peixinhos, a igreja estava aberta e semi cheia.
“Sai, Sai, Sai”, gritam todos, seguindo as instruções do pastor, que mais parece um animador de Circo, só que daqueles muito bem treinados. A obrera regula a música, como em filme, onde na hora do suspense o tom é um e na hora do drama o tom é outro.
Que Deus, o que existir, se é que ele existe, salve de verdade essas pessoas. Porque os cinco reais diários delas, com certeza não vão conseguir.

2 comments:

Luciana Oliveira said...

Eu fico pensando quanta diferença não fazem 5 reais para quem recebe - se recebe - R$350.
Enquanto pobre não entender o que vê no telejornal, vai ter sempre um casal lhes passando a perna e roubando até o último centavo.

Anonymous said...

faz um tempao q n leio teu blog, mas ate é bom...q dai eu posso ficar um tempao me deleitando :D
manda noticias amore!
saudades de tu!
=****
Mirk