Monday, December 11, 2006

Ética é ética e Kotscho é Kotscho

Ética é uma coisa tão relativa que eu ainda não sei porque insisto tanto em lutar por ela.
Eu tava lendo “Do golpe ao planalto”, do jornalista Ricardo Kotscho, e só conseguia pensar em como deve ter sido emocionante participar do movimento das diretas ou de andar pelo Brasil e mundo afora, conhecendo a realidade tão desigual desse nosso povo brasileiro e desse nosso mundo, que só é pequeno e azul visto da lua, daqui ele á tão colorido e tão imenso, que é uma pena a existência do daltonismo.
Pois bem, Ricardo Kotscho foi assessor de imprensa do nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desde a campanha de 1989, até a vitória de Lula em 2002. Durante os anos de 2003 e 2004 ele foi o secretário de imprensa da Presidência da República e saiu do governo em 2004, segundo ele, por questões pessoais. No outro ano, ainda durante o governo Lula, o jornalista lança o livro, que deve ter tido uma vendagem enorme na época do lançamento, deve ter tido, eu não tenho certeza disso.
A questão é, uma cara como ele, que teve informações mais do que privilegiadas sobre a vida pessoal e política de Lula, deveria ou não lançar um livro auto biográfico que tinha quase metade dos capítulos falando sobre a vida política e pessoal do nosso presidente que ele acompanhou de perto e que fez parte da vida dele também? Minha resposta é que isso é altamente antiético e anti-jornalístico. Era como colocar na matéria a fala conseguida em off do personagem. Bem, eu devo me preocupar muito com a ética mesmo. Kotscho é Kotscho, e quem sou eu pra achar alguma coisa dele?

No comments: