Tuesday, May 29, 2007

Dicionário

Saudade é um sentimento tão estranho! Nostalgia também.
Não que eu nunca tenho visto um dicionário na vida pra saber que os dois são sinônimos, mas porque eu realmente acredito que são sentimentos distintos.
Às vezes eu sonho que estou na “Puerta Del sol”, em Madrid, com a tarde inteira pela frente, sem saber se prefiro passar a tarde no museu do Prado, ou pegar um cinema, ou ler um livro nos jardins do palácio real. Acordo com aquela sensação de nostalgia, com uma alegria contida de ter aquela sensação boa. Ou então quando eu sinto o cheiro do Recanto, porque o Recanto tinha um cheiro tão peculiar! Surge aquele sorriso no rosto, fruto das lembranças das aulas de educação física e artes. Do recreio, das feiras de cultura e de ciências, de tudo!
Agora saudade, ... Saudade dói! Saudade angustia, saudade perturba. É estranho não sentir saudade. Ainda bem que já tiveram uns alguém que me fizeram sentir assim, mas que sentir isso também é estranho, é.
“Saudade é basicamente não saber”. E é tão ruim não saber! Não saber se a pessoa fez a barba, se emagreceu, se ta feliz, se ta estressado, se ta cansado, se ta o que seja. É estranho ser um estranho com quem você tinha a maior intimidade. Mas é tão bom quando a saudade se transforma em nostalgia e as lembranças não causam mais angustia, e surge sempre aquele sorrisinho quando se relembra uma situação engraçada.
Ta vendo que nostalgia não é sinônimo de saudade?!
E que toda saudade se transforme em nostalgia...

1 comment:

Luciana Oliveira said...

Dois posts sobre saudade e nortalgia num intervalo de uma semana ?! Como assim ?
Alguma coisa que ficou nas entrelinhas da sua tagarelação e que eu não percebi ?

=*