Saturday, May 19, 2007

Método Paulo Freire de Inteligência Emocional

Nunca entendi porque a gente não aprende inteligência emocional na escola. Eu seria muito mais feliz se tivesse aprendido a perdoar, e a me controlar, e a não me deixar abater com tantas coisas.
Assim, eu ainda não aprendi nada disso, mas vai que se desde a quinta série eu tivesse sido avisada de que minha vida seria melhor depois desses aprendizados, eu já seria capaz de tudo isso!
Tem gente que faz bem a gente só pelo fato de existir, e tem gente que a gente adora, mas sempre coloca todas as nossas esperanças no fundo do poço. Tão difícil lidar com essas pessoas, ai se elas soubessem como eu me esforço!
Pois bem, vinte dois anos de vida pra só agora eu escutar: “Eliza, você seria muito mais feliz se superasse suas inseguranças”. Mas ser uma pessoa segura é muito difícil, exige uma inteligência emocional imensa, não é não? Como é que só agora me dizem que eu preciso aprender isso? Acho que nem função exponencial é tão difícil pra minha cabeça, de verdade!
Bem, quem me disse isso é uma das pessoas que me fazem bem só pelo fato de existir, mas infelizmente ela é minoria na população que faz parte da minha realidade. Será que sou capaz de superar o tempo perdido?
Que as escolas modernas não deixem de utilizar o método Paulo Freire, mas não continuem restritas apenas a ele, né?

5 comments:

Luciana Oliveira said...
This comment has been removed by the author.
Luciana Oliveira said...

Eu assisti a uma palestra, há alguns anos, de um cara que dizia que existem TIPOS de inteligência (parece que são sete).

Eu sei que vc não tem jeito com números, mas, segundo esse cidadão, você não é burra !! Só tem outro tipo de inteligência... e eu tenho certeza que uma das inteligências que mais prevalece em vc é a emocional !! Tem gente que estuda um pouquinho e acha os logaritmos e tangentes são muito importantes... já nós só precisamos treinar um poquinho para vencermos nossas inseguranças !

=*

Anonymous said...

a gente aprende a superar tudo nessa vida, mas talvez o tempo seja uma dessas exceções.
não pense em "tempo perdido", você o viveu, nada foi perdido, muito pelo contrário, você só ganhou...
ganhou experiência, ganhou maturidade e ainda tem muito por ganhar!
a escola que se encarrega de nos instruir sobre essa tal de "inteligencia emocional" é a escola da vida!
essa pessoa que chegou e te alertou sobre a felicidade também deve gostar muito de você, de tal forma a ponto de usar uma sinceridade que talvez até a magoasse, mas que, sem dúvida alguma, querendo o seu bem.
é isso, futura grande jornalista, seu potencial vai longe, é só não deixar de aprender com essa sábia escola chamada vida e não querer sempre sofrer.
se permita sempre.
e também aprenda a aceitar a "minoria" sem medo... que, embora um pouco diferente, existe pra fazer uma diferença saudável e feliz na vida.

um beijo! :*

Monique Mendes said...

Concordo que aprender algo sobre inteligência emocional seria muito válido, mas concordo com Einstein no seu pensamento:

"A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência."

Verdade...=]

Anonymous said...

Aprendi muito