Thursday, November 30, 2006

Injúrias pautadas

É engraçado como os jargões profissionais terminam tomando conta do nosso vocabulário diário, mesmo que eles sejam extremamente sem graça.
Os jornalísticos todo mundo usa, acho que porque essa minha futura profissão é muito sem moral mesmo! Veja só, os médicos começam com aquela história de processo endêmico, os economistas com as variações de não sei quantas naturezas e os advogados com as diferenças entre calúnia, difamação e injúria, como se adiantasse ter tanto nome diferente pra a impunidade continuar reinando independentemente das diferenças conceituais.
Mas os jargões empresariais são os que mais me chamam a atenção. Tanto em loja de roupa, boutique de luxo, quanto o dono de uma empresa do que quer que seja, falam do mesmo jeito. - Pois é, eu to precisando encontrar uma profissional assim, porque o assado que eu encontrei outro dia estava muito pouco em conta, ai to procurando algo mais em conta, sabe? – São os melhores!
Mas espero que os jargões não se transformem em hábitos de vida, afinal, as pessoas não são em conta, as contas é que não podem arcar com os gastos que elas trazem.
E as palavras pauta e release representam algo tão sem graça que eu ainda não entendi porque os não jornalistas gostam tanto de dizer. Vai entender, né?

2 comments:

Luciana Oliveira said...

Acho que a nossa paixão por jargões tem origem na vontade de dar uma razão de ser à nossa profissão.
E quanto mais a gente vê outros profissionais que acompanham a imprensa e aprendendo nossos jargões, mais dá vontade de inventar outros mais complexos e sem sentido.
Ai, porque jornalismo tem que ser tão midiático, tão evidente !?

Monique Mendes said...

"os advogados com as diferenças entre calúnia, difamação e injúria, como se adiantasse ter tanto nome diferente pra a impunidade continuar reinando independentemente das diferenças conceituais"

...conheço essa história hein?
Muito bom!